30 de dezembro de 2014

30/12/14 – Neste verão cuide da saúde de seus olhos



Com a chegada do verão, temos muito sol, calor, praia, piscina e com isso, uma exposição maior do corpo aos raios solares. As consequências do contato maior com o sol atingem não só a pele, como também a visão.

A mesma recomendação de usar protetor solar na pele, os olhos também exigem proteção, já que estão diretamente expostos à penetração da luz.

Na escolha dos óculos de sol, é fundamental se preocupar com a presença de UV na lente.

Os óculos de sol são importantes aliados na defesa da nossa visão contra os raios nocivos emitidos pelo sol, que podem causar problemas graves à saúde ocular. O importante é optar pelos óculos de sol originais, com proteção UVA e UVB nas lentes. Os solares piratas oferecem riscos à saúde ocular, já que não oferecem a proteção necessária contra os raios do sol e, assim, não cumprem o principal papel do acessório, podendo até causar astigmatismo – deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe.
As crianças devem usar sempre óculos de sol quando brincam ao sol. Os efeitos nocivos dos raios começam já na fase infantil.

Dicas de verão:
  • Opte por óculos com lentes que contenham fatores de proteção UV. Isso também vale para as crianças. Existem armações exclusivas para os pequenos.
  • Não é só na praia ou na piscina que é necessário o uso de óculos com lentes de proteção contra os raios UV. Queimaduras nos olhos podem surgir após atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola.
  • Para aqueles que já usam óculos com grau, uma das opções é colocar lentes fotossensíveis na armação, pois elas escurecem a partir do contato com os raios UV, proporcionando maior conforto e proteção.
  • Uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também auxilia na saúde dos olhos. Incluir cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições deve fazer parte da rotina no verão.
  • É importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos, não só durante a exposição intensa ao sol, considerando que os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. Optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo, já que as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega aos seus olhos.
  • A radiação solar é mais forte quando o sol está alto no céu, geralmente das 11 às 16 horas no horário de verão.
  • Mesmo que suas lentes de contato bloqueiem os raios ultravioleta, é importante usar os óculos de sol para proteger outras partes dos olhos e do rosto.


*Outras informações com a Assessoria de Comunicação pelo telefone 3691-2216